TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno

24/05/2013 § 75 Comentários

Tao

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa, indefinivel, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.

(Texto Taoísta)

Anúncios

Marcado:, ,

§ 75 Respostas para TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno

  • Evelyn Mendes disse:

    Muito bom o texto. Mas gostaria de saber o que é “chi”
    Alguém sabe me dizer? Obrigada 🙂

    • Henrique RSilva disse:

      “Chi” é a sua energia vital, o seu fluido vital. Quando nascemos, todos nós temos uma quantidade determinada de Chi ou fluido vital, que nos mantem vivos. Há medida que vamos envelhecendo, essa energia vai acabando. Só envelhecemos, alias, porque ela vai diminuindo. E assim deve ser.

    • Romulo Palma da Silva disse:

      Evelyn, chi em chinês ( ou Ki em japonês ) ou ainda prana ( no sânscrito, na Índia ) pode ser traduzido como energia, força, fluido, consciência vital, invisível que anima e permeia todos os seres animados ou não, no Universo. Esta “energia” interna é a que seria trabalhada nas Artes Marciais ( Kung Fu, Tai Chi Chuan, Aikidô, Kendô, Karate, etc. ) e nas Terapias Orientais ( Acupuntura, Moxabustão, Yoga, Do in, Shiatsu, etc ). A palavra Tao do chinês é pronunciada em japonês como Do, que é aquele Do, caminho das artes marciais, Ju do, caminho suave, Ken do, caminho da espada, etc. O Tao é uma das filosofias que junto com o Confucionismo, influenciaram o Budismo na China, chegando até o Budismo Zen, que depois é introduzido no Japão.

    • Chris Lee disse:

      Chi é a nossa energia interna, na China chamada de Chi e no Japão de Ki.

    • otto@gmail.com disse:

      Energia vital

  • Anderson disse:

    Em silencio deixo minha humilde opinião, um muito obrigado pelas palavras!

  • Tomaz Xavier de Souza disse:

    Gostei bastante do texto, e me senti provocado quando diz que tudo o que dizemos e que possa ser considerado negativo acaba nos afetando, mas mesmo assim acho que não dá para transformar isto em uma vigilância paranoica, porque de uma maneira ou outra falamos algo que nos afeta e que possa ser considerado negativo, sendo isso de certa maneira também uma dádiva, pois dá para tirar algum aprendizado.
    Enfim, isto é só um comentário, um discurso bem bonito, que pode ser melhor aproveitado se a pessoa aqui praticar….hehe!

  • José Ferreira de Andrade Filho disse:

    Esse texto vive nos diversos cursos e nas diversas religiões, demonstrando que não aprenderam nada, nunca citam a fonte.
    Ao encontrar dúvidas aqui consulte no Google.

  • ceuestrela disse:

    Republicou isso em devaneios de uma noite estreladae comentado:
    Estar em paz consigo mesmo é estar em paz com o universo.

  • […] Fonte: TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno […]

  • sonia disse:

    O texto é muito bonito , só que nao tem nenhuma explicação do que é o tal “TAO” Como podem colocar um assunto que nao se sabe o que é? Estou decepcionada com esse site..e tem mais gente com duvidas..ANTES DE POSTAREM ALGO COLOQUE UMA EXPLANACAO DO CONTEÚDO FALADO OK? OBRIGADA

  • Marisa dos Santos Barros disse:

    Texto perfeito para conseguirmos alcançar a paz interior
    E como Jesus dizia:Vigia e Orai !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno no Sob Malhete.

Meta

%d blogueiros gostam disto: