Como debater em alto nível

17/07/2013 § 1 comentário

Debate

Evite fazer analogias

Não compare duas situações distintas, pois cada uma delas tem suas próprias características. Muitas pessoas costumam querer exemplificar seus argumentos buscando exemplos completamente diferentes do que está sendo discutido. Por exemplo, em um debate sobre aborto, comparar o embrião humano a um ovo de galinha não é muito recomendado. Ao fazer uma analogia, você estará munindo seu oponente a fugir da questão central. Analogias são muito boas para fazer explicações com fins didáticos, mas não para debates.

Nunca compare seu oponente a Hitler

Infelizmente, essa é uma tática muito comum hoje em dia. Se você é vegetariano, Hitler era carnívoro. Se você é corintiano, Hitler era palmeirense… E assim por diante. O líder nazista virou vilão por excelência da humanidade e é sempre associado a quem discorda da gente, não interessando suas ideias. Tenha em mente que, ao fazer essa comparação, você automaticamente já saiu perdendo.

Não saia do debate ofendendo seu oponente

Algumas pessoas gostam de terminar o debate dizendo que não vão mais perder tempo, pois o oponente é burro e ignorante. Ora, a ideia de um debate não é justamente fazer o outro mudar de ideia? Se ele tem ideias que não condizem com a realidade é seu dever fazê-lo mudar a maneira de pensar. Desse modo, você estará contribuindo para o desenvolvimento dele.

Aceite as opiniões do outro quando elas fizerem sentido

Você começa disposto a convencer todos que os seus pensamentos estão corretos, mas ouve um argumento que parece estar certo. O que você faz? Deixe o orgulho de lado e reconheça que você pode estar raciocinando de maneira errada. O melhor de um debate é o conhecimento adquirido depois. Não precisa nutrir um sentimento de rivalidade com quem está tentando lhe convencer do contrário.

Evite argumentos religiosos

Até entre pessoas da mesma religião, os conceitos de interpretação de doutrina variam bastante. Imagine, então, entre pessoas de religiões diferentes. Por mais que possam fazer sentido, esses argumentos nunca serão bem recebidos por outra pessoa. Afinal, cada um sabe a fé que tem e vive de acordo com a própria consciência, não admitindo interferências humanas no que, teoricamente, não diz respeito a esse mundo.

Evite expressões clichês e rasas

“A mídia aliena as pessoas”, “as elites oprimem os mais pobres”, “o estado é laico”, “vivemos numa democracia” e mais várias outras expressões são usadas fora de contexto e não acrescentem nada na conversa. Como a mídia aliena? Quem são essas elites? Você sabe mesmo o que significa ‘laico’ e como funciona uma democracia? Pense bem. Ao usar essas frases, você pode demonstrar ignorância, e não inteligência.

Defenda simplesmente o que você acredita

Se você acredita em alguma coisa, deve saber o porquê. Então, não tenha medo de expor seus pensamentos, pois eles estão associados à sua história de vida. Os outros que precisam respeitar e entender.

Dê exemplos práticos e reais

Procure contar a história de pessoas que você conhece. Isso significa humanizar a discussão. Todas as ideias visam o melhor para a pessoa ou para um conjunto de pessoas, podendo ser um grupo pequeno ou toda a sociedade. Por isso, experiências que já deram certo ou errado na vida real tem grande peso como argumento.

Fonte – Club Alfa

Anúncios

Marcado:, , ,

§ Uma Resposta para Como debater em alto nível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Como debater em alto nível no Sob Malhete.

Meta

%d blogueiros gostam disto: