O Yogi e o Escorpião

02/08/2013 § Deixe um comentário

O Mestre e o escorpião

Um dia, um yogi estava tomando banho num rio. Seu discípulo sentou na beira, junto às roupas e o japamálá (terço de meditação) do mestre. O yogi viu um escorpião que lutava contra a corrente. Movido pela piedade, pegou o escorpião na mão e começou a voltar para a beira. Assim que o animal se recuperou, picou o yogi na palma. O yogi sentiu uma dor insuportável subindo pelo braço, mas não soltou o escorpião.

Seu discípulo assistiu da beira e ficou alarmado, mas não disse nada. O yogi tinha dado mais alguns passos, quando o escorpião o picou novamente. Uma dor mais intensa que a primeira subiu braço acima e pulsou na sua cabeça. O yogi cambaleou e quase afunda no rio. Desta vez, o discípulo gritou: “solte o escorpião! Ele vai picar você novamente. Deixe-o ter seu destino. Sua generosidade não vale nada para essa criatura. Ele não aprenderá nada com isto!”

O yogi o ignorou e continuou caminhando. Tinha quase chegado à beira do rio, quando o escorpião o picou pela terceira vez. A dor explodiu na sua cabeça, pulmões e coração. O discípulo viu um sorriso de felicidade aparecer na face do yogi antes dele desmoronar no rio. O discípulo, desesperado, arrastou o yogi para a areia, ainda sorrindo e segurando o escorpião na mão.

Assim que esteve em segurança, o escorpião caiu fora tão depressa quanto pôde. “Gurují!” disse o discípulo depois que o yogi recuperou a consciência, “como você pode sorrir? Aquela criatura miserável quase matou você!” “Você tem razão, meu filho”, disse o yogi. “Mas ele estava apenas seguindo seu dharma, a sua natureza. É o dharma de um escorpião picar, e é o dharma de um yogi salvar sua vida. Ele está seguindo o dharma dele e eu estou seguindo o meu. Tudo está no seu exato lugar. Tudo está perfeitamente bem. Por isso estou tão contente.”

* Pedro Kupfer – Yoga.pro.br

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O Yogi e o Escorpião no Sob Malhete.

Meta

%d blogueiros gostam disto: