Envolvimento ou Compromisso?

02/01/2014 § Deixe um comentário

bacon-and-eggs

Você precisa trabalhar com entusiasmo para atingir as suas metas. É preciso comprometer-se consigo mesmo para progredir. Será que há diferença entre envolvimento e compromisso? Para mostrar a diferença, inspirei-me na história do porco e da galinha.

Conta-se que os dois caminhavam juntos certo dia, quando passaram por uma igreja. Um cartaz no lado de fora anunciava o tema do sermão: “Como podemos alimentar as massas famintas deste mundo?”

A galinha virou-se para o porco e disse: “Eu sei. A gente pode dar a eles presunto e ovos”. O porco respondeu: “No seu caso, isso é envolvimento. No meu, é compromisso total”.

É claro que havia uma diferença. O porco tinha de dar a vida. A galinha, apenas pôr uns ovos.

Desenvolvi um profundo e grande respeito por um dos versos de Goethe: “O que quer que possa fazer, ou sonhar que possa fazer, comece. Na ousadia há gênio, poder e magia”. Mas, em primeiro lugar, você tem de assumir o compromisso.

Se quiser atingir sua finalidade, seus objetivos, com entusiasmo e por completo, você tem de assumir consigo mesmo o compromisso de agir.

Pense nisso e comece agora.

“Mas onde eu devia começar? O mundo é tão vasto, começarei com o meu país, porém é tão grande! Seria melhor com minha cidade. Mas minha cidade também é grande! Seria melhor começar com minha rua. Não: minha casa; Não: minha família. Não importa, começarei comigo mesmo.”

* Elie Wiesel

Marcado:, , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Envolvimento ou Compromisso? no Sob Malhete.

Meta

